Triagem neonatal: UNA-SUS-UFMA oferta capacitação gratuita a distância que aborda a identificação precoce de deficiências em crianças

Curso tem início imediato!

A triagem neonatal é uma importante ação preventiva para o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas assintomáticas durante a gestação. Para compreender os impactos, a epidemiologia e os indicadores de risco dessas deficiências, assim como o desenvolvimento da criança antes e após os testes de triagens neonatais, a UNA-SUS/UFMA está com inscrições abertas para o curso “Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)”. A capacitação tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de outubro.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).

Com carga horária de 30 horas, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), bem como em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, apresentação interativa e questionário avaliativo.

TEMÁTICAS ABORDADAS

O curso apresenta os seguintes conteúdos: Epidemiologia da deficiência auditiva e deficiência visual em neonatos; Identificadores de risco para deficiência auditiva e visual em neonatos (história clínica); Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON): conceitos, finalidades, rede de atenção, período de realização e indicadores de qualidade dos exames; Etapas dos testes de TAN e TON; Diagnóstico, monitoramento e acompanhamento de neonatos; Marcos do desenvolvimento da infância: aspectos auditivos e visuais; Registros de resultados e controle dos encaminhamentos.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Data de Publicação: 08/06/2022