Notícias

UNA-SUS/UFMA lança novo curso gratuito e on-line com o tema “Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico”

A capacitação aborda assuntos que vão desde a identificação dos fatores de risco até as complicações relacionadas aos casos de pós-AVE e acolhimento nas Unidades de Saúde.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma emergência médica e, portanto, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a fim de garantir o acolhimento e a intervenção adequada a esses usuários nas Unidades de Saúde.

De modo a contribuir na qualidade do atendimento, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico (AVE)”. As matrículas podem ser realizadas AQUI e ficam disponíveis até 31 de outubro de 2022. 

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são os profissionais de saúde envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática apresentada pela capacitação.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), além de estar disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso aos diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação presentes na oferta, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, recurso multimídia e questionário.

TEMÁTICAS ABORDADAS

Com o curso, o estudante poderá compreender os cuidados específicos para a reabilitação da pessoa com complicações após episódio de Acidente Vascular Encefálico (AVE), considerando as possíveis alterações físicas, auditivas, visuais, intelectuais e emocionais.

Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: epidemiologia, fatores de risco e diagnóstico dos casos de AVE; atenção à saúde da pessoa com AVE na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; acolhimento, abordagem interdisciplinar, apoio emocional e acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde; avaliação funcional e reabilitação da pessoa com AVE; e complicações relacionadas aos casos de pós AVE (aspectos nutricionais e de higiene oral).

Ao concluir a capacitação, o estudante receberá o certificado reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA



Cadastrado Por: Vinícius Menezes
Ultima edição Por: Vinícius Menezes
Data de Publicação: 31/05/2022