Cursos

Atenção à Pessoa Amputada

CARGA HORÁRIA: 30 horas

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), e Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – abriu inscrições para o curso “Atenção à Pessoa Amputada”. As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2021.

O curso é gratuito, com carga horária de 30h e acontece na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato.


SOBRE A CAPACITAÇÃO


O curso tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde que atuam no atendimento e na reabilitação de pessoas com deficiência, com enfoque na população amputada. Por meio do curso, o estudante será capaz de reconhecer as classificações das amputações, diferenciar o atendimento à pessoa amputada na Atenção Primária à Saúde (APS) e no Centro Especializado em Reabilitação (CER), além de compreender as etapas que compõem as fases cirúrgicas e as etapas que compõem as fases pré-protética e protética da amputação de membros. 


A capacitação aborda os seguintes assuntos: 

  • Etiologia e epidemiologia das amputações de membros no SUS; 
  • Classificação das amputações de acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF);
  • Fases pré-cirúrgica e cirúrgica nas amputações; 
  • Fase pós-cirúrgica imediata; 
  • Fase pré-protética (avaliação geral e específica);
  • Fase protética;
  • O atendimento e acompanhamento de pessoas com amputações de membros na Atenção Primária à Saúde;
  • Benefícios esperados.


Público-alvo: profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por: Adiministrador
Ultima edição Por: Adiministrador
Data de Publicação: 06/08/2021