Cursos
Incorporação da Funcionalidade no Processo de Avaliação e Cuidado em Saúde da Pessoa com Deficiência
CARGA HORÁRIA: 30 horas

Por meio do curso será possível contribuir na qualidade da assistência e nos serviços de habilitação e reabilitação a partir de uma perspectiva biopsicossocial com base em modelos conceituais para descrição da saúde e dos estados relacionados à saúde baseados ou derivados da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) com base em uma perspectiva biopsicossocial.
Entre as temáticas apresentadas, destacam-se:
- Modelos de compreensão da funcionalidade e conceitos envolvidos;
- Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF: histórico, conceitos, aplicações e potencialidades;
- Classificação e aferição da funcionalidade;
- Instrumentos derivados e associados à CIF;
- A funcionalidade como estratégia de cuidado em saúde equitativo;
- Aplicação do modelo da CIF no processo de avaliação e construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS);
- Funcionalidade para a qualificação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RPCD).
O curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância, apresenta metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem início imediato.
Público-alvo: profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.
Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA