Cursos

Cuidado em situações frequentes de dor

CARGA HORÁRIA: 30 horas

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), em conjunto com o Ministério da Saúde, abriu inscrições para o curso “Cuidado em situações frequentes de dor”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 27 de abril de 2023.

Por meio do curso será possível compreender a fisiologia e o manejo da dor, além de utilizar tecnologias que possam auxiliar e otimizar a abordagem clínica dessa ocorrência.   


Entre as temáticas apresentadas, destacam-se: 


  • Avaliação de risco e vulnerabilidades. 
  • Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde. 
  • Identificação da relação com o trabalho e medidas de promoção e prevenção das situações frequentes de dor. 
  • Cefaleia: Conceitos, Diagnóstico; Tratamento, Critérios para encaminhamento dos casos agudos de cefaleia aos serviços de urgência e de emergência e Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos agudos de cefaleia. 
  • Dor abdominal: Conceito e causas, Diagnóstico, Tratamento, Encaminhamento e Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de dor abdominal. 
  • Otalgia: Conceito e causas, Diagnóstico, Tratamento e Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de otites. 
  • Dor de garganta: Causas; Diagnóstico, Tratamento, Encaminhamento e Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de dor de garganta. 
  • Dor lombar: Causas, Diagnóstico, Tratamento e Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de dor lombar. 
  • Dor torácica: Causas, Diagnóstico, Tratamento e Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de dor torácica.



O curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância, apresenta metodologia autoinstrucional e tem início imediato.



Público-alvo: profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.



 

Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 01/11/2022