Cursos

Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda na Atenção Primária à Saúde.

CARGA HORÁRIA: 180 horas

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS vinculada à Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e em conjunto com o Ministério da Saúde abriu inscrições para o curso Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda na Atenção Primária à Saúde. As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2023.

O curso é gratuito, com carga horária de 180h e ofertado na modalidade a distância, sem a mediação de tutores e tem início imediato.

 

SOBRE A CAPACITAÇÃO


A  capacitação está dividida em três módulos que abordam a importância da comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda  para uma assistência humanizada, destacando a integralidade e a inclusão como norteadores do cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, o curso apresenta os seguintes conteúdos: 


MÓDULO 1: “Surdo-mudo” é coisa do passado: desmistificando a comunicação com a pessoa com deficiência auditiva e surda


MÓDULO 2: Comunicação, perda auditiva e atenção à saúde da pessoa com deficiência auditiva e surda: uma inter-relação necessária


MÓDULO 3: Promovendo mudanças: comunicação inclusiva nos serviços de Atenção Primária à Saúde


Público-alvo: profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, técnicos, acadêmicos e demais interessados na temática abordada pela capacitação.




Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA



Cadastrado Por: Vinícius Menezes
Ultima edição Por: Vinícius Menezes
Data de Publicação: 05/08/2022