Cursos

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer

CARGA HORÁRIA: 30 horas

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) – e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA abriram inscrições para o Curso de Extensão “Assistência Odontológica a Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer”. As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 12 de julho de 2021.

SOBRE O CURSO


O curso “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer” tem como objetivo compreender os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com enfoque no paciente com câncer, e como o tratamento oncológico pode impactar a saúde bucal dos usuários da Atenção Primária em Saúde (APS). Além disso, visa atender a uma demanda cada vez mais frequente de especialização dos profissionais que fazem parte das equipes que participam do manejo odontológico de usuários com DCNT. 


Entre as temáticas abordadas estão: Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas: Princípios e diretrizes. Linhas de cuidado prioritárias; Modelos de atenção às condições crônicas; Pontos de Atenção e suas funções na Rede de Atenção às doenças crônicas; Assistência odontológica para pacientes com câncer na Atenção Primária: Rede de cuidados ao paciente com câncer; Atenção Primária e a coordenação do cuidado ao paciente com câncer; Atendimento odontológico prévio ao tratamento oncológico; Avaliação clínica e radiográfica do paciente; Tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico; Cuidados ao paciente durante o tratamento oncológico; Principais manifestações bucais decorrentes do tratamento oncológico; Cuidados odontológicos ao paciente após o tratamento oncológico; Paciente em cuidados paliativos.


O curso é gratuito, com carga horária de 45h e acontece na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato.


Público-alvo: cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, além de profissionais, estudantes e demais interessados pela temática.


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA


Cadastrado Por: Adiministrador
Ultima edição Por: Adiministrador
Data de Publicação: 06/08/2021