Cursos

Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos

CARGA HORÁRIA: 30 horas

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), em conjunto com o Ministério da Saúde, abriu inscrições para o curso “Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2022.

Por meio do curso será possível compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes de saúde e os cuidados relacionados aos casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos. 


Entre as temáticas apresentadas, destacam-se: 

  • Medidas de promoção e prevenção em casos de mordedura de animais e intoxicação aguda por plantas tóxicas e medicamentos; 
  • Mecanismos de ação e manifestações clínicas das intoxicações causadas por animais peçonhentos e estratégias de prevenção e vigilância para casos de acidentes por animais peçonhentos; 
  • Intoxicação aguda causada por medicamentos; 
  • Fluxo de classificação de risco/vulnerabilidades do paciente com história de exposição à substância tóxica. 


O curso é gratuito, acontece na modalidade a distância, apresenta metodologia autoinstrucional e tem início imediato.



Público-alvo: profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, especialmente médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.



Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por: Vinícius Menezes
Ultima edição Por: Vinícius Menezes
Data de Publicação: 24/03/2022