Cursos

Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)

CARGA HORÁRIA: 30 horas

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS) – abriu inscrições para o curso “Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)''. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de março de 2023.

O curso aborda os cuidados em saúde direcionados à pessoa que sofreu Traumatismo Cranioencefálico (TCE), com destaque para os processos de avaliação, classificação de gravidade, tratamento e estratégias de inclusão na sociedade do paciente inserido nesse contexto.


A capacitação está dividida entre os seguintes assuntos: 

  • Avaliação Primária e Classificação de gravidade da pessoa com TCE. 
  • Processos e pressupostos básicos dos cuidados de atenção à saúde da pessoa com TCE.
  • Instrumentos de avaliação padronizados com adequadas evidências científicas, que podem ser utilizados na pessoa com TCE. 
  • A qualidade de vida e tratamento após o TCE. 
  • Estratégias para a inclusão na comunidade. 
  • Características e organização do processo de cuidado da pessoa com TCE no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Público-alvo: profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

 

Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 12/01/2022