Cursos

Reabilitação do paciente com condições pós-covid

CARGA HORÁRIA: 45 horas

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA) abriu as inscrições para o curso “Reabilitação do Paciente com condições pós-covid”.As matrículas podem ser realizadas até o dia 04 de janeiro de 2022. O curso é gratuito, com carga horária de 45h e acontece na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato.

A oferta aborda os processos de reabilitação motora, neurofuncional, cardiorrespiratória, bem como das funções mentais, cognitivas e psicológicas em pessoas recuperadas da Covid-19, mas que continuaram a apresentar sintomas ou desenvolveram complicações de saúde em decorrência da doença. O propósito é que a assistência a esse público seja ofertada de maneira individualizada, com estratégias que visem o aumento na qualidade de vida do indivíduo nesse contexto. 

Por meio da capacitação, o profissional vai ter acesso os seguintes temas, dividido três unidades:

  • Unidade 01: Reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-covid; 
  • Unidade 02: Reabilitação cardiorrespiratória do paciente com condições pós-covid; 
  • Unidade 03: Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de covid-19. 


Público-alvo: Profissionais de saúde de nível superior que atuam no processo de reabilitação no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar, tais como: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais das equipes da Atenção Primária, dentre outros.


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por: Dara Santos
Ultima edição Por: Dara Santos
Data de Publicação: 25/10/2021