Cursos

Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência

CARGA HORÁRIA: 60 horas

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, abriu inscrições para o curso “Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência”. As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 03 de março de 2021.

O curso tem como objetivo capacitar o estudante para compreender as orientações em saúde relacionadas ao cuidado à Pessoa Idosa com Deficiência, com destaque para os serviços prestados na Rede de Atenção à Saúde, voltados para essa população, e o papel da Atenção Básica nesse processo. 

Por meio da capacitação, o profissional vai conhecer os seguintes temas:

  • Transição demográfica e epidemiológica no Brasil e a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis; 
  • Plano Terapêutico Singular e a reabilitação da funcionalidade da pessoa idosa. 
  • Avaliação multidimensional da pessoa idosa nos seus aspectos clínico, psicossocial e funcional; 
  • Projeto terapêutico singular/plano de cuidados na reabilitação da pessoa idosa com deficiência; 
  • Síndromes geriátricas e a reabilitação da pessoa idosa com comprometimento funcional; 
  • Tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa idosa com deficiência; 
  • Reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, tais como Atenção Primária à Saúde,Atenção Ambulatorial Especializada, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Atenção Hospitalar e de Urgência/Emergência), Atenção Domiciliar.


Público-alvo: profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por: Dara Santos
Ultima edição Por: Dara Santos
Data de Publicação: 25/10/2021