Cursos

Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 2

CARGA HORÁRIA: 30 horas

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA) abriu as inscrições para o curso “Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 2”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 29 de novembro de 2021.

O curso é gratuito, com carga horária de 30h e acontece na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato.


SOBRE A CAPACITAÇÃO


O curso aborda o contexto da Atenção Primária à Saúde, a porta de entrada do SUS, cenário de demandas espontâneas e situações de urgências e/ou emergências. O objetivo é capacitar o estudante para reconhecer a classificação de riscos e vulnerabilidades a partir desse contexto, bem como saber a diferença entre situações de urgência/prioridades e a forma correta de encaminhar para um nível de assistência mais complexo. 


Por meio da capacitação, o profissional vai conhecer os seguintes temas:

  • Adequando o acesso à demanda espontânea; 
  • Doenças de pele (Infecções herpéticas; Escabiose; Infecções secundárias; Doenças Exantemáticas); 
  • Rinossinusites e síndromes gripais; 
  • Sangramento genital anormal; 
  • Tonturas e vertigens (abordagem clássica e abordagem alternativa).


Público-alvo: Profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, bem como graduandos interessados pela temática. 


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por: Rayanne
Ultima edição Por: Rayanne
Data de Publicação: 06/08/2021