Cursos

Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde

CARGA HORÁRIA: 30 horas

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA) abriu as inscrições para o curso “Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 29 de novembro de 2021.

O curso é gratuito, com carga horária de 30h e acontece na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato.


SOBRE A CAPACITAÇÃO


O curso tem como objetivo apresentar as diretrizes e os critérios de classificação de risco e vulnerabilidades para a organização do atendimento na Atenção Primária à Saúde, de modo que as necessidades dos pacientes sejam atendidas e encaminhadas a outras linhas de atenção, quando necessário. Por meio da capacitação, o profissional vai conhecer os seguintes temas:

  • Modalidades de acolhimento na Atenção Primária em Saúde;
  • Conceitos e classificação de risco e vulnerabilidades;
  • Papel da primeira escuta do usuário no processo de classificação de risco;
  • Sugestão de fluxo dos usuários na USF/UBS;
  • Situações “administrativas” comuns no acolhimento à demanda espontânea na Atenção Primária em Saúde;
  • Programa “Saúde na Hora”. 


Público-alvo: Profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, bem como graduandos interessados pela temática. 


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por: Rayanne
Ultima edição Por: Rayanne
Data de Publicação: 06/08/2021