Cursos
Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde
CARGA HORÁRIA: 30 horas
O Ministério da Saúde, em conjunto com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA) abriu as inscrições para o curso “Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 10 de janeiro de 2023..

O curso é gratuito, com carga horária de 30h e acontece na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato.
SOBRE A CAPACITAÇÃO
O curso tem como objetivo apresentar as diretrizes e os critérios de classificação de risco e vulnerabilidades para a organização do atendimento na Atenção Primária à Saúde, de modo que as necessidades dos pacientes sejam atendidas e encaminhadas a outras linhas de atenção, quando necessário. Por meio da capacitação, o profissional vai conhecer os seguintes temas:
- Modalidades de acolhimento na Atenção Primária em Saúde;
- Conceitos e classificação de risco e vulnerabilidades;
- Papel da primeira escuta do usuário no processo de classificação de risco;
- Sugestão de fluxo dos usuários na USF/UBS;
- Situações “administrativas” comuns no acolhimento à demanda espontânea na Atenção Primária em Saúde;
- Programa “Saúde na Hora”.
Público-alvo: Profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, bem como graduandos interessados pela temática.
Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA
Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 06/08/2021