Notícias
Dia do Pediatra: UNA-SUS/UFMA oferece duas capacitações profissionais sobre o cuidado e saúde da criança
As matrículas para ambos os cursos podem ser realizadas até 31 de outubro.
Neste dia 27 de julho, comemora-se o Dia do Pediatra, uma data que celebra esses profissionais essenciais que dedicam suas vidas ao cuidado e à saúde das crianças. E em meio às celebrações, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrante da Rede UNA-SUS, enfatiza duas oportunidades educacionais que irão capacitar profissionais no atendimento desse público no Sistema Único de Saúde.
Estimulação Precoce: Crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
Com matrículas abertas e carga horária de 30 horas, a capacitação busca fornecer orientações cruciais para o processo de estimulação neuropsicomotora em crianças que enfrentam desafios no desenvolvimento de funções motoras e psicossociais nos primeiros anos de vida.
Um dos focos principais do curso é abordar o uso de Tecnologia Assistiva, uma ferramenta que visa identificar recursos e serviços para promover a funcionalidade, participação e inclusão de crianças com deficiência. Além disso, diversos assuntos relevantes são explorados, tais como o cuidado em saúde, a importância do brincar na estimulação precoce, a participação familiar e a articulação das ações nos sistemas de saúde e assistência social.
Em meio às notícias relacionadas ao Dia do Pediatra e à oferta do curso de Estimulação Precoce, outra oportunidade educacional ganha destaque: o curso "Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)".
Esse curso, também ofertado pela UNA-SUS/UFMA, tem como objetivo abordar os impactos, a epidemiologia e os indicadores de risco de deficiências auditivas e visuais em crianças. A capacitação destaca a importância da intervenção precoce como forma de prevenir diagnósticos tardios e possibilitar melhores resultados para o desenvolvimento da criança.
A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e a Triagem Ocular Neonatal (TON) são exames fundamentais para identificar, o mais cedo possível, deficiências auditivas e visuais em neonatos e lactentes. Realizados nos primeiros dias de vida, esses exames têm potencial para evitar diagnósticos tardios e possibilitar uma melhor qualidade de vida para as crianças afetadas.
Assim como no curso de Estimulação Precoce, o curso de TAN e TON também é ofertado de forma online e gratuita, com carga horária de 30 horas.
Público-alvo das capacitações – profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação. No entanto, estudantes e outros interessados nas temáticas abordadas também podem participar.
INSCRIÇÕES – As matrículas para ambos os cursos podem ser realizadas no site unausus.ufma.br até 31 de outubro. Não perca essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as crianças.
Ambas as capacitações são fruto da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Ministério da Saúde, representado pela Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência.