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Cuidado em crises epilépticas e epilepsia é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA
Por meio da capacitação, o estudante poderá acessar diversos recursos pedagógicos como e-book, infográfico, material em PDF, podcast e questionário
O atendimento de pessoas com diagnóstico de epilepsia é comum na Atenção Primária à Saúde (APS). Por essa razão, os profissionais que atuam nessa linha de cuidado devem conhecer as definições, classificações e os manejos corretos para esses casos, sendo fundamental diferenciar, por exemplo, epilepsia de crise epiléptica para melhor assistência ao usuário. De modo a contribuir com a qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Cuidado em crises epilépticas e epilepsia. As matrículas podem ser realizadas AQUI e ficam disponíveis até 31 de outubro de 2022.
A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).
Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação.
A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), além de estar disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, podcast e questionário.
TEMÁTICAS ABORDADAS
Neste curso, o estudante terá acesso aos recursos para avaliação dos riscos e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas na APS, bem como diretrizes para organizar o processo de trabalho das equipes de atenção, além de revisar o manejo da crise epiléptica e epilepsia na Atenção Primária à Saúde.
Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: Avaliação de risco e vulnerabilidades; Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS); Organização do processo de trabalho das equipes de APS; Definição e classificação das crises epilépticas; Causas e Diagnósticos das crises epilépticas; Tratamento das crises epilépticas e epilepsia; Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de crises epilépticas e epilepsia.
ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS E CERTIFICAÇÃO
A avaliação será composta por atividades formativas, que estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem, como a Situação de Aprendizagem Pré e Pós-teste (obrigatória); e as somativas, que contabilizam nota. Para este curso, serão disponibilizadas:
O Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizará 01 (uma) tentativa para a Situação de Aprendizagem, até 02 (duas) tentativas para as atividades formativas e 03 (três) tentativas para resposta de cada atividade somativa.
Para este curso, serão disponibilizadas:
- 01 (uma) Situação de Aprendizagem: no início e ao final do curso, sob a forma de pré e pós-teste;
- Atividade somativa: 01 (um) questionário com 06 (cinco) itens de pesos distintos, totalizando 100 pontos.
Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA