Notícias

Inscrições prorrogadas para o curso “Cuidado em reações anafiláticas” da UNA-SUS/UFMA

As matrículas podem ser realizadas até 31 de outubro

As reações anafiláticas, uma das demandas mais comuns na Atenção Primária à Saúde, são queixas que precisam ser reconhecidas e tratadas em tempo hábil, caso contrário podem evoluir negativamente de forma rápida. Buscando manter os profissionais de saúde atualizados sobre os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à assistência correta nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas, até 31 de outubro, para o curso Cuidado em reações anafiláticas. A oferta é gratuita e tem início imediato.

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Com carga horária de 30 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. 

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.

TEMÁTICAS - Por meio do curso, será possível compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes e reconhecer os cuidados com as reações anafiláticas na Atenção Primária à Saúde. Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS); Organização do processo de trabalho das equipes de APS para o atendimento da demanda espontânea; Conceitos de anafilaxias, diagnóstico e tratamento da reação anafilática; Situações especiais; Prevenção e acompanhamento das reações anafiláticas; Fluxo de atendimento com classificação de risco e vulnerabilidade nos casos de reação anafilática.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 27/04/2022