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UNA-SUS/UFMA realiza oficina sobre controle de qualidade em recursos educacionais digitais
Ferramenta avalia conteúdo, acessibilidade e interatividade dos materiais pedagógicos que compõem os cursos ofertados na modalidade a distância.

Comprometida com a melhoria contínua de seus cursos, a UNA-SUS/UFMA desenvolveu um instrumento próprio intitulado Checklist para Controle de Qualidade de Recursos Educacionais (CCQ-RE). Como parte do processo de aperfeiçoamento da ferramenta, a instituição promoveu, em 30 de maio de 2025, uma oficina no auditório da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED/UFMA).
Participaram do encontro a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Dra. Elza Bernardes, e representantes das equipes envolvidas nas etapas de planejamento, elaboração e implementação dos recursos educacionais, como a Equipe de Produção Pedagógica (designer instrucional e designer gráfico), Equipe de Oferta, Equipe de Gestão de Projetos e Equipe de Tecnologia da Informação.
O QUE É O CCQ-RE?
Idealizado pelo Núcleo Pedagógico da UNA-SUS/UFMA, sob coordenação da professora Dra. Paola Trindade, o CCQ-RE é um questionário que avalia diferentes aspectos de recursos educacionais digitais — como e-books, PDFs, infográficos e vídeos — ainda durante a fase de desenvolvimento dos cursos.
Entre os critérios analisados estão os objetivos de aprendizagem, o conteúdo, a acessibilidade, a interatividade e as estratégias avaliativas. O principal objetivo é identificar e corrigir inconsistências antes da etapa final de verificação e validação realizada pela Equipe de Ofertas Educacionais.
Karoline Trindade, supervisora de produção pedagógica e uma das idealizadoras do CCQ-RE, destaca que a ferramenta reúne elementos essenciais para assegurar a qualidade dos cursos. “O CCQ-RE nos permite antecipar falhas, alinhar os cursos às diretrizes pedagógicas e, sobretudo, garantir uma experiência formativa mais eficaz e significativa para os nossos alunos”, afirma.
A designer instrucional Maysa Sousa também partilha dessa opinião. “Com o CCQ-RE, conseguimos ter uma visão mais ampla e detalhada de cada componente do curso antes da validação final. Isso facilita ajustes em tempo hábil e contribui para que os materiais estejam em conformidade com os critérios de acessibilidade e usabilidade, por exemplo”, afirmou.
RESULTADOS E PERSPECTIVAS
Além de padronizar o processo de revisão, a oficina promoveu maior integração entre os profissionais envolvidos na produção dos recursos. “Foi uma oportunidade valiosa para reunir diferentes perspectivas, discutir melhorias e fortalecer o compromisso coletivo com a qualidade dos nossos cursos”, destaca Karoline.
Durante o encontro, os participantes foram divididos em dois grupos. Os profissionais propuseram melhorias no instrumento a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada anteriormente sobre a aplicação do CCQ-RE. Ao final da atividade, cada equipe apresentou suas sugestões.
A adoção do CCQ-RE já tem gerado impactos positivos nos fluxos de produção da UNA-SUS/UFMA. A expectativa é que a ferramenta se consolide como uma etapa estratégica e permanente no ciclo de desenvolvimento educacional da instituição.