Notícias
UNA-SUS/UFMA apresenta as ações da equipe pedagógica, de comunicação e tecnológica para representante da EBSERH
A reunião ocorreu com a participação do professor Hervaldo Carvalho, coordenador de Gestão do Ensino na Ebserh
Na tarde dessa quinta-feira, 28, a UNA-SUS/UFMA realizou uma oficina com o coordenador de Gestão do Ensino na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Hervaldo Sampaio Carvalho, com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica, de comunicação, de Gestão de Ofertas e de Tecnologias da Informação, além de compartilhamento de experiências entre as instituições. A reunião ocorreu de forma híbrida, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade.
Na ocasião, a equipe técnica da UNA-SUS/UFMA apresentou um panorama da equipe e das ações adotadas no lançamento dos cursos, cujo trabalho segue uma trilha complexa de atividades, que vão desde o planejamento didático, fluxo de produção, capacitação, delineação e programação de recursos pedagógicos, ao lançamento e acompanhamento do curso junto ao público usuário. “Entre as etapas de produção, a UNA-SUS/UFMA segue um modelo de planejamento para elaboração de recursos educacionais que serão investidos em cada curso, um trabalho rigoroso e aplicado para estabelecer os objetivos educacionais exigidos”, salientou Thálya Maciel, da equipe de supervisão pedagógica.
Vinculado à Diretoria de Tecnologias da Educação da Universidade (DTED), a UNA-SUS/UFMA alcança números expressivos em relação à Rede.
“A UNA-SUS/UFMA registra matrículas em 99% do territorial nacional, mais de 211 ofertas de cursos e é a instituição pioneira da Rede em desenvolvimento de aplicativos, na produção de recursos de acessibilidade de aplicação de design da interação e experiência do usuário, e no desenvolvimento de sistemas. Reconstruímos, ainda, a interface do ambiente Moodle com base na experiência do usuário com o objetivo de oportunizar uma maior autonomia para o aluno e melhorar cada vez mais os recursos em acessibilidade e a qualidade do ensino a distância”, frisou a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.
Uma das grandes inovações da UNA-SUS/UFMA é o aprimoramento constante do ambiente virtual de aprendizagem. “Nossa interface sempre é pensada na experiência do usuário, que possui cerca de 30 recursos, como infográficos, games, cartilhas, vídeos, podcast, entre outros, e todos adaptáveis para formato mobile. Estamos sempre inovando e a nossa última conquista foi a disponibilização do livro digital com marcações”, revelou Davi Viana, especialista em acessibilidade digital e Análise de Sistemas. Ele acrescentou ainda que, “o objetivo com todo o investimento em acessibilidade é tornar a DTED/UFMA referência em inclusão digital na educação a distância, por meio do aprimoramento dos nossos recursos educacionais e do nosso SAITE AVA com aspectos de acessibilidade”, completou Davi.
Para a colaboradora de Comunicação e Produção de Recursos Educacionais, Ana Pula Sousa, o trabalho conjunto e interligado é fundamental para alcançar a excelência nos resultados dispostos no planejamento. “A equipe de comunicação está interligada em todos os setores dentro da UNA-SUS/UFMA, dando suporte para uma comunicação intersetorial e a comunicação externa, prezando a reputação da nossa instituição, o relacionamento com os nossos públicos e a comunicação responsável e humanizada”, frisou.
Ao fim da apresentação, o coordenador de Gestão do Ensino na Ebserh, Hervaldo Carvalho, manifestou grande interesse em estabelecer um acordo de cooperação técnica entre as instituições.
“Existe uma perspectiva grande da Ebserh trabalhar com a equipe UNA-SUS/UFMA. Temos interesse em discutir a incorporação de nosso acesso pedagógico de avaliação dentro do processo de ensino-aprendizagem, assim como, buscamos compartilhar as experiências e os resultados promissores na acessibilidade digital no ensino a distância da UNA-SUS/UFMA. Acredito que o trabalho árduo e muito bem capacitado da equipe oportunizará ainda mais conquistas, que se diferencia de tudo que já tenha visto na produção pedagógica e em recursos educacionais presentes na atualidade”, evidenciou.