Notícias
UNA-SUS/UFMA lança curso sobre modelos conceituais para a compreensão da funcionalidade no processo de cuidado em saúde da pessoa com deficiência
Durante a sua jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: cartilhas, recursos interativos, PDF, Vídeos, infográficos.
Estão abertas as matrículas para o curso Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação e cuidado em saúde da pessoa com deficiência, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão - instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA). As inscrições podem ser efetuadas até o dia 27 de abril de 2023 na plataforma SAITEAVA.ORG. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.
Com carga horária de 30 horas, o curso tem como objetivo auxiliar as equipes de saúde no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas às pessoas com deficiência, a partir de uma perspectiva biopsicossocial. Entre os assuntos abordados, destacam-se os diferentes modelos de compreensão da funcionalidade no processo de assistência à pessoa com deficiência, assim como a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF e seus marcos históricos, conceituais e suas aplicações e potencialidades.
“Conhecer os diferentes modelos conceituais usados para entender a funcionalidade e incapacidade é essencial para a elaboração de políticas públicas e para a melhoria na compreensão de dados epidemiológicos acerca da deficiência. Além disso, a maneira como um fenômeno é classificado tem importantes implicações sobre como é percebido e compreendido na sociedade”, ressalta o especialista em Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e professor-autor do curso, Shamyr Sulyvan de Castro.
O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).