Notícias
16 de novembro: UNA-SUS/UFMA celebra o Dia Nacional da pessoa Ostomizada ressaltando capacitação profissional na temática
A capacitação é on-line, gratuita, certificada pela UFMA
É comemorado nesta quarta, 16, o Dia Nacional da Pessoa Ostomizada, iniciativa criada para divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia. Recentemente, a UNA-SUS/UFMA lançou o curso Atenção à saúde da pessoa com estomia, que visa auxiliar as equipes de saúde no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas aos pacientes com estomias.
Definida como um procedimento cirúrgico que exterioriza parte do sistema respiratório, digestório e urinário, a estomia tem como principal finalidade contribuir para o funcionamento de órgãos internos afetados por traumas ou condições de saúde específicas e que necessitam dessa intervenção para retomarem a comunicação com meio exterior.
“A pessoa com estomia pode passar por uma série de emoções e sentimentos relacionados ao tratamento, reabilitação e adaptação ao novo estilo de vida. Assim, a assistência deve ocorrer de forma integral, considerando os aspectos biopsicossociais, fisiopatológicos, nutricionais, psicológicos e sociais da pessoa com estomia”, explica o especialista em Estomaterapia e professor-autor do curso, Juliano Teixeira Morais.
O curso – A capacitação é on-line, gratuita, certificada pela Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
O público-alvo são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.
Com carga horária de 30 horas, a capacitação aborda os conceitos, os tipos, a assistência à saúde, a promoção do autocuidado, os fatores biopsicossociais e a atuação da Rede de Atenção à Saúde da pessoa com estomia.
Durante a jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: apresentação interativa, material em PDF, infográficos, e-book e questionário.