Notícias
Com foco na saúde da pessoa que sofreu traumatismo cranioencefálico, curso na temática já recebeu mais de 10 mil matrículas e teve inscrições prorrogadas
Matrículas vão até 30 de outubro e capacitação tem início imediato
Considerada uma condição de urgência e emergência, o Traumatismo Cranioencefálico (TCE) pode acometer crianças, adultos e idosos em variados níveis de gravidade. De modo a auxiliar as equipes de saúde quanto ao atendimento correto nesse tipo de situação, a UNA-SUS/UFMA prorroga, até 31 de outubro, as inscrições para o curso “Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)”.
O curso, gratuito, autoinstrucional e com início imediato, já alcançou mais de 10 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem. Com carga horária de 30 horas, a oferta tem como público-alvo profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nessa área de atuação.
A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), bem como disponível em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recursos multimídia, e-books, material em PDF, infográficos, vídeo e questionário.
TEMÁTICAS ABORDADAS
O curso aborda os cuidados em saúde direcionados à pessoa que sofreu Traumatismo Cranioencefálico, com destaque para os processos de avaliação, classificação de gravidade, tratamento e estratégias de inclusão na sociedade do paciente inserido nesse contexto. A capacitação é dividida pelos seguintes conteúdos: Avaliação Primária e Classificação de gravidade da pessoa com TCE; Processos e pressupostos básicos dos cuidados de atenção à saúde da pessoa com TCE; Instrumentos de avaliação padronizados com adequadas evidências científicas, que podem ser utilizados na pessoa com TCE; A qualidade de vida e tratamento após o TCE; Estratégias para a inclusão na comunidade; Características e organização do processo de cuidado da pessoa com TCE no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.